4 exercícios de Pilates e os benefícios para o seu corpo

O Pilates é uma atividade física que pode ser trabalhada com foco em exercícios feitos em aparelhos ou no solo. A diferença entre eles é que utilizando aparelhos você tem um suporte para te ajudar a realizar os exercícios, enquanto que no solo você depende exclusivamente da força corporal para a execução.

Realizado no solo, com aparelhos ou de forma mista o Pilates é uma ótima atividade física e apresenta uma grande variedade de exercícios. Hoje, vamos te apresentar 4 Exercícios de Pilates e os benefícios para o seu corpo

Leg Pull Front – Variação no solo

Leg Pull Front

Exercícios de Leg Pull trabalham toda a estabilização do tronco, desde a parte escapular até a pélvis. Sua grande vantagem é a possibilidade de iniciar com baixa dificuldade, sem a minibola, e ir dificultando de acordo com a sua evolução.

Movimento Inicial: Em posição de quatro apoios, com as duas mãos apoiadas na minibola, quadril e joelhos estendidos, pés apoiados no solo. Quadril alinhado com os ombros, posição de prancha. O movimento é a elevação de uma perna, mantendo o alinhamento da postura. Este exercício fortalece a musculatura do abdômen, responsável por estabilizar o core (região que envolve o abdômen e a musculatura da lombar, formando um cinturão de força)  melhorando a postura.

Músculos exercitados: estabilizadores da coluna, todos em sinergia; e estabilizadores do quadril ( glúteos) )

Alongamento de coluna (Spine Stretch)

Alongamento de coluna

Sentado no cadillac com as pernas esticadas, os pés em direção às barras laterais, as mãos segurando a barra-torre com flexão de ombro e cotovelo estendido. Caso você sinta dificuldade, o instrutor pode ajudá-lo a manter a posição.

Movimento Inicial: Com o queixo em direção ao peito, faça uma flexão do tronco, quando a barra da torre será deslocada para a frente. Retorne à posição inicial desenrolando a coluna. Os objetivos deste exercício são melhorar a mobilidade da coluna e alongamento da cadeia posterior, bem como melhorar a postura.

Músculos exercitados: Core, paravertebrais e cadeia posterior de membros inferiores.

Going Up Front

Going Up Front

Este exercício você deve ficar em pé sobre a cadeira, com uma perna atrás com o joelho estendido e o pé apoiado no step; a outra perna

à frente, com o joelho fletido a 90° e pé apoiado na  cadeira. Manter a coluna alinhada e os braços estendidos na altura dos ombros e à frente do corpo.

Movimento Inicial: Estenda o joelho da perna a frente, projetando o corpo para cima de forma que o joelho da perna que está no step não ultrapasse o pé da que está no assento, sempre mantendo o alinhamento da coluna. Um outro cuidado muito importante para evitar dor anterior no joelho, é o alinhamento do joelho da perna que está na cadeira. O joelho não pode passar à frente do pé. O objetivo deste exercício é trabalhar o equilíbrio e força dos membros inferiores.

Músculos exercitados: Quadríceps (Coxas) e Glúteos.

Tower

Tower

Deite sobre o reformer com os pés apoiados nas alças, os joelhos estendidos e o quadril fletido a 90°. Os braços ficam estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima.

Movimento Inicial: Eleve o quadril, mobilizando vértebra por vértebra até parte da coluna perder o contato com o aparelho. Retorne lentamente, controlando o movimento pelo abdômen, até a posição inicial.

Músculos trabalhados: Abdômen, Coxas (quadríceps) e Glúteos.

 

Estes exercícios trabalham regiões específicas do corpo, com diferentes objetivos, como melhora de equilíbrio, fortalecimento muscular e fortalecimento dos músculos estabilizadores. Um melhor resultado pode ser alcançado com um acompanhamento de um profissional especializado.

Comments
pingbacks / trackbacks