Acupuntura na Terceira Idade

A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa. Chegou no Brasil a pouco mais de 60 anos e vem sendo utilizada cada vez mais no tratamento e prevenção de uma série de problemas, tanto físicos quanto emocionais. Veja em nosso artigo como a Acupuntura na terceira idade é uma grande aliada para melhorar a qualidade de vida e lidar com o envelhecimento natural do nosso corpo.

Como funciona a acupuntura na terceira idade?

A acupuntura trabalha harmonizando o corpo, que em momentos extremos como estresse, tristeza e outros sentimentos negativos acabam o desequilibrando.

Quando voltada para idosos, existem inúmeros benefícios que, dependendo do caso, podem ser notados desde as primeiras sessões.

Dor na terceira idade

Na terceira idade é muito mais comum quadros de dores em comparação com quem não está nessa faixa etária. A dor pode comprometer o bom funcionamento do corpo do idoso, como também sua qualidade de vida e dar início a problemas mais graves como depressão, fadiga excessiva, falta de apetite e causar uma necessidade do uso de mais de um remédio para que o idoso possa ter uma rotina mais próxima da ideal. A acupuntura vem de encontro para amenizar os quadros álgicos, melhorar a disposição e saúde geral do idoso.

Benefícios da acupuntura para idosos

Com o passar dos anos o envelhecimento natural do corpo pode desencadear alguns problemas, já que um organismo idoso precisa de um tempo maior de recuperação quando comparado a um organismo mais jovem. E isso leva o paciente a tomar uma grande quantidade de medicamentos.

Com a acupuntura é possível reduzir essa quantidade de medicamentos sintéticos e seus efeitos colaterais, através do aumento da vitalidade, disposição, saúde geral, redução da dor e melhora da auto-estima do paciente. Com a prática da acupuntura é possível ainda evitar a sobrecarga de órgãos como o fígado e os rins, muito comum em função do excesso de medicações e desgaste natural da idade.

Um dos maiores benefícios da acupuntura para esta população é o aumento do sistema imunológico, o que evita a exposição à infecções e quadros respiratórios que tanto afetam a qualidade de vida dos idosos.

Algumas doenças neurológicas também podem ser tratadas a partir da acupuntura, já que essa técnica milenar proporciona um aumento do fluxo de sangue e estimula as áreas de fala e coordenação motora. A Acupuntura é indicada para casos de Alzheimer, Parkinson e AVC, com grandes resultados, otimizando os efeitos da reabilitação motora com fisioterapia quando as técnicas são combinadas.

Os principais benefícios são:

  • Melhora em quadros de dores
  • Aumento do fluxo de oxigênio pelo corpo
  • Melhora da vitalidade e disposição
  • Melhora do humor e sono
  • Melhora da imunidade corporal
  • Menor consumo de medicamentos
  • Maior qualidade de vida, gerando melhor convívio com parentes e amigos

 

Dentro da acupuntura, a moxabustão, que nada mais é do que a estimulação dos pontos de acupuntura através de calor, é uma alternativa que pode ser utilizada para fortalecer o organismo do paciente na terceira idade, dando mais energia e vitalidade.

 

Quando a acupuntura não é recomendada

A acupuntura é uma técnica que não possui contra-indicações, nem tão pouco efeitos colaterais indesejáveis. No entanto, a técnica com agulha pode ser evitada em casos de fobia a agulhas, pessoas que apresentem alergia ao metal da agulha, quadros de fragilidade capilar extrema, pacientes com lesões extensas de pele ou extremamente debilitados. Para todos estes casos, pode-se usar o conhecimento da acupuntura e estimular os pontos de outras formas, como com massagem, cristais radiônicos, sementes, lazer ou caneta de cromoterapia.

Onde fazer acupuntura em Natal-RN

A Movimente Espaço Terapêutico é o seu ponto de parada quem busca acupuntura,  qualidade de vida e bem-estar. Aqui você encontra um corpo clínico especializado e pronto para te atender com toda a estrutura para entregar a você o melhor do Pilates, das Terapias Manuais e Holísticas, além da Acupuntura. Entre em contato para agendar sua avaliação.