Descubra os benefícios da Fisioterapia Geriátrica

Os cuidados com a saúde após a chegada da terceira idade são essenciais para manter uma boa qualidade de vida e permitir uma experiência incrível na “melhor idade”. Alimentação saudável, acompanhamento médico e cuidados com o corpo são fundamentais nesta fase.

Às vezes é necessário começar um tratamento específico para algum determinado problema de saúde ou mesmo para reduzir os impactos da senioridade. Os cuidados com a perda de mobilidade, equilíbrio ou independência nas atividades de vida diária comuns desta fase da vida, precisam ser dados atenção para que a pessoa continue ativa, sem dores e tenha uma rotina com mais qualidade de vida, minimizando os riscos de quedas e outros problemas.

Para isso, você pode contar com os benefícios da fisioterapia na terceira idade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Quais são os principais tipos de Fisioterapia Geriátrica?

Ela é indicada para diversas situações, aplicada de acordo com o tipo de problema apresentado. Além da reabilitação padrão focada no quadro do paciente, há outros tratamentos específicos. Conheça os principais:

 

Fisioterapia para pessoas com Alzheimer

A ideia é minimizar e prevenir algumas das consequências do mal de Alzheimer, como:

  • prevenir problemas articulares e encurtamentos musculares;
  • melhorar equilíbrio;
  • melhorar a postura corporal;
  • prevenir perda da mobilidade;
  • manter a capacidade respiratória;
  • melhorar e preservar a qualidade de vida do paciente;
  • estimular a memória e déficits cognitivos.

 

Fisioterapia para prevenção de quedas

A perda de massa muscular é um fator natural do envelhecimento. A fraqueza muscular leva a alteração no equilíbrio e consequentemente aumenta o risco de queda. Para combater estes problemas, é fundamental o estímulo da fisioterapia, com objetivo de:

  • estimular o ganho de massa magra;
  • estimular o treino de equilíbrio estático e dinâmico;
  • treinar a marcha;
  • minimizar os riscos de quedas.

 

Fisioterapia para tratamento de artrose

A artrose é um problema degenerativo que costuma surgir após os 60 anos, causando dores severas. É necessário realizar uma avaliação das condições articulares do paciente e realizar um tratamento eficiente para melhorar a qualidade de vida por meio dos seguintes objetivos:

  • diminuir a dor;
  • diminuir o impacto intra-articular e a progressão da degeneração;
  • melhorar a estabilidade articular e equilíbrio;
  • aumentar a força muscular para diminuir as dores nas articulações.

 

Fisioterapia neurológica para reabilitação após AVC

Após um AVC, torna-se necessário avaliar quais foram as extensões das sequelas geradas para tentar recuperar as limitações físicas dentro do que for possível de acordo com o quadro apresentado. Os objetivos da fisioterapia neurológica, normalmente, são:

  • diminuir incidência de espasmos musculares;
  • reabilitar sequelas motoras e sensitivas;
  • manter e aumentar a força nos membros que possam estar sofrendo com as sequelas do AVC;
  • melhorar equilíbrio;
  • retomar o processo de caminhar;
  • promover uma maior independência funcional.

A fisioterapia neurológica pode ser associada à acupuntura craniana para otimizar os resultados e acelerar a recuperação das sequelas, com excelentes resultados, mesmo já na fase crônica.

Pode-se adaptar a terapia para a resolução de outros problemas de saúde, de acordo com as necessidades do idoso, por meio de avaliação com profissionais.

 

Conheça os benefícios da fisioterapia geriátrica

A Fisioterapia Geriátrica traz uma série de vantagens para melhorar a vida dos idosos. Um dos mais importantes é o aumento da força muscular.

Com a chegada da terceira idade e a diminuição da produção dos hormônios, tanto homens quanto mulheres passam por uma redução do tônus muscular, processo natural do envelhecimento.

Também, há uma tendência ao desenvolvimento da osteoporose, que representa um grande risco de desenvolver fraturas complexas. A fisioterapia não só ajuda a recuperar a força muscular após um problema, mas também a prevenir graves consequências de acidentes simples.

A fisioterapia é responsável também por melhorar o equilíbrio e coordenação motora, ajudando na prevenção de quedas futuras que podem levar a lesões e machucados sérios e, também, a reduzir os problemas causados por problemas como Alzheimer e Parkinson.

Outro benefício da fisioterapia geriátrica é melhorar as funções respiratórias e cardiovasculares. O conjunto de tudo que falamos auxilia a melhorar a aptidão física, reduzindo o cansaço ao realizar pequenos esforços, algo comum na idade.

Assim, a pessoa consegue ter uma maior independência funcional, não precisando de ajuda para realizar suas tarefas cotidianas. Isso representa, até mesmo, uma melhora da autoestima.

Onde encontrar Fisioterapia Geriátrica em Natal – RN?

Está buscando este tipo de serviço para melhorar a sua qualidade de vida? Então conheça a Movimente.

Temos profissionais especializados em fisioterapia geriátrica, que ajudarão a melhorar possíveis doenças crônicas e prevenir complicações, garantindo uma experiência na melhor idade mais saudável e feliz.

Entre em contato, conheça esse e outros serviços como pilates e terapias holísticas e tire suas dúvidas sobre o tema!