Combata a insônia com acupuntura

Apesar de estudos comprovarem que uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo, dados mostram que não é bem isso que acontece com boa parte da população. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono, cerca de 36,5% dos brasileiros sofre de insônia.

Ou seja, não conseguem dormir uma quantidade de horas suficientes. A solução encontrada foi combater a insônia com acupuntura. Uma técnica milenar contra um problema da era moderna e tecnológica.

Insônia, um mal cada vez mais comum na rotina do brasileiro

O mal que hoje atinge aproximadamente um brasileiro em cada grupo de cinco pessoas, ainda é visto com naturalidade. A Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) mostra que 11 milhões de pessoas no Brasil utilizam algum medicamento para induzir ao sono, mesmo com um painel de especialistas da National Sleep Foundation, nos EUA, apontando que um indivíduo na fase adulta precisa dormir em média de sete a nove horas de forma espontânea, ou seja, sem o auxílio de medicamentos.

Causas da Insônia

Entre as causas mais recorrentes do problema listadas por pesquisadores, a falta de rotina aparece entre as principais causas da insônia. É importante relembrar que as horas de sono não funcionam como uma banco de horas, onde você consiga regular seus créditos e débitos. As horas perdidas não podem ser repostas e uma vida noturna movimentada pode se tornar uma grande vilã.

Workaholic – na tradução ao pé da letra, o viciado em trabalho – é o perfil mais atingido pelo distúrbio. A preocupação e alta competitividade do mercado atual são fatores que podem desencadear este mal. Levar trabalho para casa também.

Outros agravantes para a insônia, são:

  • A prática de atividades físicas poucas horas antes de dormir;
  • Uso de celulares e outros aparelhos na cama, que possam emitir certa luminosidade;
  • Assistir programas e filmes violentos e discussões antes de dormir;
  • Dormir durante o dia;
  • Ingestão de alimentos hipercalóricos;
  • Horários de jantar muito próximo do horário de dormir;
  • Ingestão de alimentos que contenham cafeína e
  • Ingestão de bebidas alcóolicas.

Sintomas da Insônia

O problema se complica quando, além da sonolência diurna, outros agravantes começam a aparecer, como:

  • Estresse;
  • Irritabilidade;
  • Alterações bruscas de apetite;
  • Ansiedade;  
  • Cansaço;
  • Falta de energia;
  • Baixa produtividade no trabalho;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de memória e
  • Problemas cardíacos.

Leia mais: Saiba como a acupuntura trata a ansiedade

O distúrbio que dá os primeiros indícios através da dificuldade de se iniciar o sono ou de tê-lo mais agitado pode comprometer não apenas a saúde física do indivíduo, como todas as suas relações sociais. O funcionário de uma empresa pode sentir facilmente seu rendimento cair.

Trate a Insônia com acupuntura

Entre os procedimentos mais adotados para quem sofre do problema, além de evitar os agravantes já listados acima, está a acupuntura.

A técnica pode ser uma grande aliada no combate a insônia, por mexer no organismo de forma a equilibrá-lo, incluindo a regulação hormonal e o retorno ao ritmo biológico corporal. A acupuntura permite também a redução das causas/consequências da insônia, como o estresse, ansiedade, agitação mental, cansaço em excesso, alterações de memória e outros.  Ela pode ser usada em conjunto a medicamentos convencionais, cápsulas importadas de melatonina, homeopáticos, florais, aromaterapia e chás ou ser usada de forma exclusiva, com altíssimos resultados. Sendo considerada uma prática da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura se propõe a conhecer e tratar o paciente por completo, desde seus hábitos até sua árvore genealógica. O intuito é perceber o indivíduo como ser único e desvendar quais pontos serão explorados durante o tratamento.

De forma rápida e eficaz, o combate da insônia com acupuntura vem para resgatar o equilíbrio do corpo, através liberação de neurotransmissores como serotonina, que ajudam o nosso organismo a relaxar. E o mais interessante, obtém-se resultados sem ter os indesejáveis efeitos colaterais, comuns de tratamentos medicamentos por exemplo.

Clínica de Acupuntura em Natal

Na Movimente a acupuntura é trabalhada da seguinte forma: Acupuntura Clínica, que visa tratar as disfunções físicas e psíquicas e Acupuntura Estética, indicada para quem quer combater linhas de expressão, tonificar a pele e diminuir a retenção líquida, diminuindo medidas. A metodologia de cada tratamento é aplicada após uma avaliação completa do paciente.

Agende uma visita na nossa unidade e descubra com o nosso time de especialistas como a acupuntura pode resolver problemas não apenas como os distúrbios do sono, como tantos outros.

Para mais informações e serviços continue acessando nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades ligadas a saúde e bem-estar.

Sessão de Acupuntura