Movimente 5 anos: Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida

Para quem busca entrar em perfeita sintonia com o corpo e mente, a Movimente Espaço Terapêutico há 5 anos surpreende ao oferecer práticas terapêuticas desenvolvidas para o equilíbrio, reabilitação e manutenção da saúde integral, aliadas a qualidade, conforto, segurança e comodidade. Com um programa exclusivo de tratamento único, cada paciente conta com um atendimento  personalizado.

Formada por uma equipe de primeira grandeza, o espaço é dirigido pela Fisioterapeuta e acupunturista Cláudia Oliveira Sirqueira, que acumula em seu currículo 12 anos anos de experiência e com uma vasta bagagem nas área de terapia chinesa e manuais, pilates e  reabilitação. Nessa entrevista, Cláudia fala sobre o Espaço Movimente. Confira:

P: Como surgiu o ideia de criar uma espaço voltado para o equilíbrio do corpo e da mente?

R: A idéia de criar a Movimente surgiu baseada na minha experiência profissional anterior. Durante 8 anos eu tratei de pacientes terminais, acamados, com doenças crônicas em estado avançado na empresa de Home Care que eu tinha com minha mãe em Santa Catarina. Eu, com a visão da fisioterapia e ela, com a visão da enfermagem, ambas sempre com o olhar da saúde integrativa, junto com uma equipe imensa de profissionais de todas as áreas da saúde, tratávamos de pessoas que já não tinham mais possibilidade de escolher ser saudáveis.

Elas precisavam da equipe de saúde para viver, ou melhor, sobreviver. Seus hábitos, escolhas de vida e razões as quais, muitas vezes, nem a ciência explica, levaram aqueles pacientes a um estado deplorável de saúde, respirando por meio de aparelhos e necessitando de ajuda para todas as atividades diárias, com equipes de saúde que os acompanhavam 24 horas por dia. Foi olhando para este cenário e percebendo o quanto minha atuação profissional, por melhor que fosse desempenhada, era muito limitada para gerar algum impacto positivo na recuperação da saúde daquelas pessoas.

E foi com essa angústia vivida diariamente é que o sonho de atender um público diferente crescia dia a dia. Eu visualizava um local onde as pessoas pudessem fazer escolhas saudáveis e serem cuidados por profissionais experientes que permitissem com que seus corpos físico e mental pulsassem a saúde que iria refletir uma longevidade com muito mais qualidade de vida. Foi desse sonho que nasceu a Movimente!  


P: Quais os diferenciais da Movimente ?

R: A Movimente se diferencia por muitos motivos, a começar pelo quê nos motiva. A motivação de toda a equipe é trazer serviços de alta qualidade para causar impacto de saúde real, mudança de hábitos e escolhas de vida nas pessoas.

Como fisioterapeutas, não pensamos apenas em melhora da postura, redução das dores. Enxergamos o corpo humano como um todo, que tem uma mente pensante que precisa vigiar seus pensamentos para não adoecer, que tem um corpo emocional que também precisa estar em equilíbrio, pois ele em desequilíbrio é que leva o corpo físico ao adoecimento e consequentemente um corpo físico forte e saudável, que vai garantir que a pessoa não tenha inflamações no corpo e dores. Pensando assim é que todas as pessoas são atendidas na Movimente, seja com Pilates, seja com Terapias Manuais, seja com Fisioterapia, com Acupuntura ou tratamentos Estéticos, de forma a buscar seu equilíbrio integral, não apenas físico. Acredito ser a nossa visão como fisioterapeutas integrativas, nosso maior diferencial como equipe.

Além disso, escolhemos atuar com Pilates Clínico, que é o Pilates com uma abordagem individualizada, personalizada, que busca melhorar as limitações apresentadas pelo corpo da pessoa, tendo esta dor ou não. É com essa abordagem personalizada que todos os planos de trabalho com Pilates são montados na Movimente, seja em uma prática em grupo ou individual. Cada pessoa faz os exercícios que são bons para as necessidades do seu próprio corpo. Para que isso seja possível, trabalhamos com uma equipe exclusiva de fisioterapeutas muito bem capacitadas e experientes.

Cada pessoa, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento ou exercícios, passa por uma avaliação minuciosa com uma de nossas profissionais. À partir daí que a escolha terapêutica é feita e o plano de tratamento ou exercícios é elaborado.

Um dos nossos grandes diferenciais como espaço, é que não somos apenas um Estúdio de Pilates. Somos uma clínica que oferece muitos serviços, todos voltados para garantir o máximo de saúde e bem estar.


P: O que as pessoas que buscam ter mais qualidade de vida e saúde encontram na movimente ?

R: Elas encontram um ambiente super aconchegante, familiar, tranquilo, com uma equipe muito simpática e profissionais muito experientes e muito bem qualificadas. Oferecemos técnicas que trabalham o corpo físico, mental e emocional, todas em um mesmo espaço terapêutico. Nossa estrutura é composta por dois estúdios completos de Pilates, um individual e outro para grupo, uma recepção grande e bem aconchegante e um consultório lindo, que fica em meio à natureza deslumbrante do nosso jardim, onde as flores embelezam e trazem leveza ao espaço, contribuindo com nossos tratamentos.

Aí estão os serviços que oferecemos:

  • Pilates Clínico grupo e individual
  • Fisioterapia Ortopédica
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia Pediátrica
  • Fisioterapia Geriátrica
  • Terapias Manuais
  • Osteopatia
  • Acupuntura clínica e Acupuntura Estética
  • Drenagem linfática
  • Massagem relaxante
  • Terapias Holísticas.

P: A movimente é especializada em pilates clínico, quais as diferenças do pilates que encontramos nas academias e o pilates da Movimente?

R: Toda diferença. Quase que deveriam ter outros nomes, pois não têm quase nenhuma semelhança.

O pilates feito em academias nada mais é, ao meu ver, do que a antiga ginástica localizada. As aulas são lotadas de gente, o instrutor não consegue dar atenção a todos, corrigir ou mesmo aplicar os princípios do método.

Além de ter muita gente, a maioria são pessoas rotativas, ou seja, que não têm uma regularidade certa na prática. E como qualquer modalidade, para se atingir objetivos, a frequência de prática é fundamental. Também, nas academias, o pilates está restrito aos exercícios apenas de solo.

Claro que muita coisa pode ser feita no solo, mas como os princípios do método se perdem pelos motivos já descritos anteriormente, os resultados e a prática também são bem diferentes. Outro ponto de diferença brutal, é que em academia não existe uma avaliação pré-pilates especifica sendo feita, para ver quais as necessidades do corpo da pessoa e quais exercícios deveriam ou não deveriam ser feitos por cada pessoa.

Todos fazem o mesmo exercício, com a mesma intensidade. E sabemos muito bem que cada corpo é único, com suas peculiaridade e necessidades diferentes. Então, não há como comparar uma modalidade de outra. Resultados podem ser alcançados em uma prática na academia? Podem, porém as chances de lesão, principalmente em pessoas que já têm alguma disfunção, lesão prévia ou dor, são grandes.

Já o Pilates Clínico é completamente diferente. Primeiramente porque ele é ensinado exclusivamente por fisioterapeutas, que são os profissionais do movimento e que estudam as disfunções e biomecânica corporal a fundo, sendo preparados para tratar pessoas de todas as idades com suas limitações.

Além disso, como já descrito anteriormente, cada pessoa passa por uma avaliação minuciosa antes de começar a prática, onde é avaliada a postura da pessoa, capacidade física, força, déficits de movimento, fraquezas musculares que podem levar à disfunções, análise dos exames laboratoriais e de imagem, histórico prévio de saúde, estudo aprofundado se já houver algum diagnóstico que comprometa a saúde geral e à partir de então são traçados os objetivos com Pilates, de forma personalizada.

Os princípios do método são ensinados individualmente e a progressão depende de cada pessoa e de sua condição física, além da frequência que faz as aulas. Mesmo em uma aula grupal, os exercícios são escolhidos individualmente, de acordo com a necessidade de trabalho de cada pessoa.

Dessa forma, se vê que o Pilates Clínico, além de ser um método excelente de reabilitação, usado por exemplo na continuidade dos tratamentos de fisioterapia e nos casos de problemas de coluna, é também um método super seguro de exercícios físicos, onde as chances de lesão são mínimas, quando acompanhado por profissionais bem experientes, atualizados e qualificados. É essa modalidade que você encontra na Movimente!