Pilates e Obesidade: tudo que você precisa saber

A obesidade está entre os principais problemas de saúde pública do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países com a população com excesso de peso.

Um a cada cinco brasileiros está obeso e mais da metade da população se encontra acima do peso. O Ministério da Saúde apresentou em 2017 dados que mostram que nos últimos 10 anos, a obesidade aumentou no país em mais de 60% e o excesso de peso subiu de 42,6% para 53,8%.

O estilo de vida agitado, falta de atividades físicas e consumo exagerado de carboidratos    (que inclui o açúcar) e gorduras são os principais responsáveis pelo distúrbio, que proporciona também o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Aliar uma atividade física a uma rotina saudável é importante para manter o peso e a saúde em dia. O pilates pode ser um grande aliado no controle da obesidade e, junto com a mudança de hábitos alimentares, proporcionar uma vida mais saudável.

Entendendo a Obesidade

A obesidade se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal no indivíduo. O excesso de peso pode estar relacionado ao fator genético, distúrbios endócrinos e a maus hábitos alimentares, quando o consumo de gordura e carboidratos se torna exagerado.

Para identificar se uma pessoa está obesa ou acima do peso ideal saudável, é calculado o índice de massa corpórea (IMC), analisando o peso que a pessoa apresenta em relação a sua altura elevada ao quadrado. Para adultos, o resultado saudável deve estar entre 18,5 e 24,9. Quando o IMC está acima dos 30, o indivíduo é considerado obeso.

Sinais e sintomas da Obesidade

Além das transformações físicas que o corpo sofre com sobrepeso, é importante ficar atento a sinais psicológicos e desconfortos com a saúde, como:

  • Dificuldade respiratória e falta de ar, devido pressão do peso abdominal sobre os pulmões;
  • Dores no corpo, causada por esforço de realizar atividades simples, como caminhadas;
  • Dores articulares, principalmente na região lombar e joelhos devido à sobrecarga articular pelo excesso de peso;
  • Manchas na pele, dermatites e infecções fúngicas, provocadas pelo acúmulo de suor e sujeira nas dobras do corpo, principalmente pescoço, axilas e virilha;
  • Impotência e infertilidade, devido a alterações hormonais e dificuldade de circulação sanguínea nos vasos;
  • Varizes e úlceras, também apresentadas pela dificuldade de circulação sanguínea;
  • Apneia do sono, ocasionada pelo acúmulo de gordura no pescoço, atrapalhando as vias respiratórias;
  • Ansiedade e depressão, geradas pela insatisfação corporal, compulsão alimentar e queda da auto estima.

Principais causas da Obesidade

O consumo exagerado de comidas fast food, alimentos calóricos, ricos em açúcar, farinhas refinadas, gorduras trans e comidas industrializadas combinadas com uma rotina estressante e sedentária são as principais causas do excesso de peso na sociedade atual. Isso porque a quantidade de calorias ingeridas durante o dia se torna maior do que a quantidade gasta pelo indivíduo.

Além do exagero alimentar, outros fatores como a genética, distúrbios hormonais, hipotireoidismo, síndrome de Cushing e até mesmo problemas emocionais, tal qual ansiedade e depressão, podem provocar obesidade.

Para recuperar o peso saudável é importante buscar as causas dos excessos com um profissional capacitado e realizar o melhor tratamento.

Tipos de Obesidade

O sobrepeso é um alerta para que a pessoa comece a dar uma atenção maior ao seus hábitos alimentares e à prática de atividade física, para que fadigas e o controle do colesterol não se tornem um problema que interfiram em atividades cotidianas.

A obesidade pode ser dividida em diferentes níveis. Quando a pessoa ultrapassa o peso adequado, ela parte para o sobrepeso.

Caso o tratamento do sobrepeso não seja realizado corretamente, e o indivíduo seja diagnosticado com obesidade, ela passa a correr riscos relacionados ao funcionamento geral do corpo, apresentando cansaço e dores nas articulações.

Já a obesidade mórbida é a fase mais grave do excesso. Mostra que o corpo apresenta grande índice de massa corporal, o que pode gerar diversos problemas de saúde, incluindo aumento considerável do risco cardiovascular, além da dificuldade de locomoção.

A obesidade é considerada uma grande inflamação no corpo, podendo ser a causa e/ou a consequência da inflamação crônica sistêmica silenciosa, que leva a várias consequências indesejáveis para a saúde do indivíduo. É um grande sinal de alerta que o corpo precisa de ajuda para voltar a ser saudável, restaurando o equilíbrio do organismo.

Pilates e Obesidade

Além de uma alimentação balanceada, a atividade física é importante para que a gordura corporal possa diminuir. Entretanto, pessoas obesas possuem algumas limitações para realizar exercícios, como o cansaço constante.

O método pilates é adequado para quem se encontra em situação de obesidade, porque respeita os limites do corpo e mobilidade das articulações. Os exercícios são realizados em posições confortáveis para o praticante, não deixando que o corpo se sinta sobrecarregado. Como os exercícios de pilates trabalham usando o peso do próprio corpo ou a carga de molas, são exercícios de baixíssimo impacto, o que não compromete as articulações já sobrecarregadas com o sobrepeso.

A queima de caloria durante as sessões, a resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, aptidão física e força também são pontos trabalhados.

Além da mudança corporal, o pilates é um importante aliado para a mudança de postura social. Sua prática contribui para o aumento da autoestima, as aulas se tornam um instrumento de socialização e pode ser a porta de entrada para uma vida repleta de hábitos saudáveis.

Clinica de Pilates em Natal- RN  

Encontrar um tratamento que se adeque as necessidades de pessoas obesas nem sempre é fácil, por isso a Movimente Espaço Terapêutico é responsável por apresentar a quem procura uma vida saudável um espaço perfeito e aconchegante, onde a prática do pilates é realizada com o acompanhamento de profissionais fisioterapeutas altamente qualificadas e um programa personalizado para cada aluno.

A clínica também oferece espaço voltado para práticas de reabilitação, saúde e bem-estar e procedimentos estéticos.

Está insatisfeito com seu corpo e em busca de uma vida ativa? Acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram e fique de olho em nosso blog, para mais dicas de rotina saudável.