Serviços

Terapia Cognitiva

Terapia Cognitiva é uma técnica que foi desenvolvida com exclusividade pela nossa Fisioterapeuta e Acupunturista Cláudia Oliveira Siqueira, com objetivo de tratar as alterações de memória apresentadas principalmente pelos idosos.

As perdas de memória apresentam-se muito comuns nos processos de demência, como o Mal de Alzheimer e nas fases mais avançadas do Mal de Parkinson, mas não só. É comum, com o avançar da idade, que algumas pessoas comecem a apresentar falhas de memória, principalmente de memória recente, como por exemplo lembrar do que comeu na última refeição, lembrar do número do telefone de casa e até mesmo do endereço completo.

Terapia Cognitiva foi desenvolvida para tratar estes problemas de memória, cada vez mais comuns na população, não só de pessoas com idades avançadas, mas também de adultos de meia idade que começam a apresentar falhas de memória, que, em alguns casos, podem estar relacionadas à Alzheimer precoce, por exemplo.

Terapia Cognitiva é um tratamento que foi desenvolvido juntando os efeitos da Acupuntura Craniana, Acupuntura Auricular e técnicas de Estimulação Cognitiva.

Em uma mesma sessão, as pessoas são tratadas com pontos de acupuntura onde as agulhas colocadas no crânio e na orelha e têm por objetivo estimular as áreas cerebrais responsáveis pelas memórias de aprendizagem e planejamento cognitivo.

Para aumentar o efeito da acupuntura nestes casos, enquanto as agulhas fazem seu papel, são propostas atividades de estimulação cognitiva que variam de sequências lógicas que representam atividades do dia a dia a jogos de memorização, contas matemáticas, palavras cruzadas, quebra-cabeças, etc.

Os resultados são surpreendentes, principalmente quando o tratamento é iniciado assim que os sintomas de falha de memória começam. Com poucas sessões já é possível notar a melhora comprovada a partir de testes cognitivos.

O tratamento é indicado para todas as pessoas que começam a apresentar falhas constantes de memória, estando estas associadas ou não a doenças demenciais.

Quanto mais cedo a terapia cognitiva é iniciada, melhores serão os resultados e é possível, inclusive, estabilizar a evolução da doença por um bom tempo (em casos de demências).

Alterações de memória tem sim tratamento e este depende de técnicas específicas de aprendizagem e memorização.

Traga seu familiar para fazer uma avaliação conosco e ver de perto os resultados espetaculares que a Terapia Cognitiva oferece.